Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Desmobilização da Ponte LSB no Vale do Jequitinhonha

Publicado: Quarta, 07 de Novembro de 2018, 16h02 | Última atualização em Quarta, 07 de Novembro de 2018, 16h02 | Acessos: 246

     A 23ª Companhia de Engenharia de Combate (23ª Cia E Cmb), orgânica à 3ª Brigada de Infantaria Motorizada (3ª Bda Inf Mtz), realizou a desmobilização da ponte emergencial do tipo Logistic Support Bridge (LSB), localizada sobre o Rio Rubim do Sul, na BR 367 entre os municípios de Jacinto e Almenara na região do Vale do Jequitinhonha.

   Após quase 3 anos de operação a Pontoneira do Planalto em  parceria com o 2º Batalhão Ferroviário (que ficou com a responsabilidade de operação da ponte no ano de 2017), garantiram a segurança na travessia, sem registrar nenhum acidente.

     Durante a missão a Pontoneira do Planalto recebeu diversos apoios logísticos do 55º Batalhão de Infantaria Motorizado (55º BI Mtz) de Montes Claros – MG e pelo 2º Batalhão Ferroviário ( 2º BFv) de Araguari – MG, tendo em vista que a ponte estava a 1.400 Km de distancia da sede da 23ª Cia E Cmb.

     Para dar suporte e apoio nas atividades de controle, manutenção e segurança da travessia foi necessário criar o Destacamento Jacinto (DEJA), com um efetivo de aproximadamente 14 militares, realizando a troca do pessoal a cada 30 dias.

     No período em que a ponte esteve em operação passou por ela 630.163 veículos de grande, médio e pequeno porte. A operação Jequitinhonha por sua distância da sede e complexibilidade logística tornou-se a missão mais prolongada executada pela Pontoneira do Planalto.

 

Fim do conteúdo da página